Capelania Hospitalar

» Capelania Hospitalar

 

*Clique AQUI para baixar nosso formulário de inscrição

 

Vamos falar um pouco sobre o ser humano.

É um tema que tem interessado cada vez mais ás organizações e ás pessoas.

Até porque as organizações percebem que nada mais são do que um conjunto de pessoas, e as pessoas estão buscando, cada vez mais, ser felizes. Hoje nós não podemos mais separar produtividade de felicidade.

É impossível ser uma pessoa produtiva se não for feliz. Outra coisa que lembramos é que, na época da chamada gestão da Revolução Industrial, as pessoas eram divididas, eram fracionadas . Eram consideradas  profissionais dentro da das organizações e tinham lá sua vida própria; sua vida pessoal, pouco interessava para as organizações. E aí, de   repente , percebemos que somos indivíduos e, por definição, indivíduo  é alguém indivisível. Nós não podemos nos dividir, não podemos nos fracionar. E houve, de fato, uma tentativa de fracionamento, não só neste aspecto – éramos uma pessoa dentro da empresa e outra fora da empresa -, mas também éramos considerados fracionados na escola.

Quando entravamos na escola, desde o primário, aprendemos que havia várias disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História etc. E começamos a ver o mundo de uma maneira fracionada. Depois de muito tempo, começamos a  entender que tudo isso  está absolutamente ligado, formando um corpo único de conhecimento.  Assim, como também somos um ser integral, essa busca tem interessado a várias instituições, a várias correntes de educação e do desenvolvimento humano. E neste sentido é que o Core – Conselho de Orientação Educacional Cristã, desde de  Fevereiro de  2002, vem desenvolvendo um trabalho de Capelania em Escolas da Rede Pública bem como nas Escolas Particulares, e agora também nos Hospitais que tanto necessita de uma palavra de consolo e esperança nas horas mais difíceis da vida.

Com base  no Decreto Lei   44.395  de  10 de Novembro de 1999, Assinado pelo então Governador do Estado de São Paulo, Mário Covas, que Sancionou  a Lei 10.055  de  21  de Julho de 1998, autorizando  a visitação em Hospitais da Rede Privada  e Pública, estabelecendo alguns critérios normativos para que a instituição de caráter religioso pudesse treinar as pessoas para prestarem serviços de Assistência Espirituais nos ambientes Hospitalar.

BEM VINDO AO Curso de Capelania Hospitalar, ministrado pelo Core, será uma benção ter você conosco durante estes cinco meses de Curso.


CONHEÇA OS TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS NESSE CURSO - CLIQUE AQUI


Pr. Tiago de Oliveira

Diretor e Fundador do Core